SOBRE O PROJETO
A iniciativa das artistas visuais e curadoras Lúcia Avancini e Marilou Winograd em buscar a prática das ocupações em arte deu-se pelo desejo de reunir num mesmo evento diversas linguagens e expressões artísticas, em clima lúdico e de liberdade. Um grande encontro entre artistas e público onde a palavra, o plástico, o som e toda e qualquer manifestação criativa tivessem espaço.
As ocupações artísticas, propostas pelas curadoras, rompem com as condições harmoniosas das exposições tradicionais. O ofício do curador aqui não abrange a interferência na obra, mas na temática e na contemporaneidade do pensamento. Ao buscarem novos aspectos curatoriais, garantem uma ação artística, sociocultural, democrática e libertária.
São muitos os objetivos das ocupações. As curadoras, preocupadas com o poder da construção e da formação de público para arte contemporânea, promovem o encontro entre arte e educação e ampliam as oportunidades para novos artistas mostrarem suas criações. Um tema associado a um artista visual revolucionário é lançado para nortear o fazer artístico. Uma grande homenagem e um desafio aos participantes.
A prática das ocupações ensina que por ser um exercício experimental de extrema liberdade e com um estilo estético-ético próprio, produz sua própria potência transformadora.
A arte é um lugar privilegiado, um espaço de múltiplos acontecimentos criativos e libertários, palco onde podem acontecer conscientizações importantes. Afinal a arte é capaz de transformar em pública a experiência mais individual do ser.
Lúcia Avancini
Marilou Winograd